sábado, 27 de março de 2010

Mumbai: grande cidade, grandes surpresas...

No início do mês de março fui convidada por uma amiga (a Carrie, minha amiga americana e ex vizinha) a ir passar uns dias em Mumbai. Ela tinha que dar entrada nuns documentos pro filho dela (o PIO, pois o Zé Alessandro é filho de americana com indiano, mas como apesar de nascido em Baroda tem passaporte americano precisa desse documento para transitar livremente pela Índia, afinal ele é descendente de indiano). Enfim, nunca tinha saído de dentro do aeroporto de Mumbai, então decidi ir passar os 4 dias lá com ela e o Zé.

Pra explicar um pouco pra vcs: Mumbai é a maior cidade da Índia, e uma das maiores do mundo com cerca de 13 milhões de habitantes. É formada por um conjunto de 7 ilhas que foram reunidas para dar origem a cidade.

Bem, eu moro em Baroda, que fica a cerca de 500 km ao norte de Mumbai e em um estado diferente, mas que tem cerca de 10 vezes menos habitantes. Daí, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça: Baroda tem pouco mais de 1 milhãos de habitantes e inúmeros problemas, como extrema pobreza, sujeira nas ruas, falta de saneamento básico, não tem calçada... Daí logo a gente já pensa que em Mumbai vai ser tudo pior, afinal se a cidade tem 10 vezes mais habitantes tb deve ter pelo menos 10 vezes mais problemas, certo?! ERRADO!!!! Foi aí que eu e muitos dos estrangeiros que nunca atravessaram as portas do aeroporto de Mumbai nos enganamos! Mumbai é fantástica!!!! Tem calçada, serviço de coleta de lixo (que pude constatar com meus próprios olhos!), nada de pessoas pobres espalhadas pela rua feito bichos e se apertando contra a janela do seu carro qdo vc pára em um sinal pra pedir dinheiro, nada de milhares de vacas e búfalos no meio das ruas e avenidas, nada de buzinadas a cada 5 seg., organização no transito... Sim organização no transito, dá pra acreditar?! Por incrível que pareça o transito em Mumbai é muito melhor que o de Baroda, ta certo que não fiquei transitando bem na hora do rush e que perdemos um bom tempo nos transportando de um lugar para o outro, mas o fato de os motoristas e pedestres terem um pouco de respeito pelas leis de transito, de os riquichás não serem permitidos em algumas partes da cidade e de não haver milhares de motos por todos os lados, facilita e muito!

Claro que a cidade tem problemas, afinal qual cidade com 13 milhões de habitantes não tem?! Ainda mais estando na Índia. Mas de uma maneira geral fiquei com uma impressão bem positiva e até com um fundo de esperança de que a Índia ainda tem jeito, afinal em Mumbai pude ver cidadania; coisa meio rara em Baroda, pois aqui, principalmente no transito, as pessoas não respeitam umas as outras, é sempre a lei do “vou chegar na sua frente” e “não demore mais do que 1seg para acelerar pq se não eu buzino mesmo!”. Além do fato de os motoristas e pedestres não respeitarem sinalização, rotatórias e claro, as raríssimas faixas de pedestres que de vez em qdo temos a sorte de ver. E mais uma vez devo ressaltar, ter calçadas faz uma diferença que só nos damos conta qdo elas são inexistentes na cidade em que vc mora; e claro limpeza pública das ruas, calçadas e avenidas nem precisa de comentário.

Além disso, obviamente foi muito bom sair na rua de saia jeans (num calor perto do 38 graus) e não ficar sendo olhada como um ET, mesmo qdo a maioria das pessoas ao seu lado se veste de uma maneira tipicamente indiana; pode tomar uma cervejinha num barzinho no sábado a noite, poder comer um delicioso e legitimo hambúrguer de carne, poder achar Yakult no supermercado, e poder comprar queijo emental e salame de verdades!

Em resumo, adorei meus 4 dias em Mumbai! Me diverti bastante com a Carrie e o Zé, e fui muito bem recebida pela Kalpana, sogra da Carrie (ah ficamos hospedadas na casa dela e do marido). E com exceção do meu hambúrguer, passei os dias dentro de uma dieta indiana e vegetariana, e devo confessar que a comida estava uma delícia, principalmente pq teve um tempero especial pra mim, ou seja, menos pimenta, hehehe

Espero poder voltar lá um fim de semana desses, mas desta vez com o Gui junto, assim ele tb vai poder desfrutar de uns pequenos prazeres aos quais não temos acesso em Baroda.

Um comentário:

  1. Nossa Bárbara, eu pensava que Mumbai seria pior que Chennai por ser maior, então já tinha pensando que nuna iria para Mumbai. O transito em Chennai era horrivel, buzina faz parte do cotidiano, e lá não era a cada 5 seg, simplesmente nao parava! Muito sujo também, mas não tinha pessoas pedindo dinheiro no semáforo. Mas o que me incomoda muito era as pessoas olhando como se fossemo ET mesmo, e olha que não usei nada sem manga, nada de decote e nada que mostrasse o joelho, naquele calor insuportavel! Legal saber que Mumbai é diferente disso e que a India um dia pode ser organizada!

    ResponderExcluir