terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um pouco de Índia: Lord Ganesh


Na Índia existe um importante festival em homenagem ao Lord Ganesh. E este ano ele se iniciou no dia 24 de agosto. Ele é celebrado por dez dias, começando pelo Ganesh Chaturthi, e sua culminação é no dia de Ananta Chaturdashi quando a imagem do Senhor Ganesha é imergida na água.

É um festival hindu que celebra o aniversário de Lord Ganesh, o deus cabeça de elefante, filho de Shiva e Parvati. Ganesh possui duas Siddhis (simbolicamente representadas como esposas ou consortes): Siddhi (sucesso) e Riddhi (prosperidade). É amplamente acreditado que "onde quer que esteja Ganesh, existe Sucesso e Prosperidade" e "onde quer que haja Sucesso e Prosperidade, lá está Ganesh". É por isso que Ganesha é considerado como aquele que traz boa sorte, e a razão pela qual ele é invocado primeiro antes de qualquer ritual ou cerimônia.

A mitologia do Hinduísmo apresenta muitas histórias na qual é explicada a maneira que Ganesh obteve sua cabeça de elefante. A mais conhecida história é provavelmente esta: Ganesh nasceu só de sua mãe, Parvati, que era casada com Shiva. Reza a lenda que Shiva passava muito tempo meditando nas montanhas do Himalaia, e um dia, enquanto estava fora, Parvati moldou um filho, com a pasta que o marido usava para tomava banho. E deu-lhe vida. Ganesh cresceu e sua mãe o mandava ficar tomando conta da porta, para que ninguém a surpreendesse enquanto se banhava. Um dia Shiva voltou, e Ganesh, que não o conhecia, barrou-lhe a passagem. Shiva se enfureceu com esse garotinho estranho que tentava desafiá-lo. Ele disse a Ganesh que ele era o esposo de Parvati e disse que ele poderia deixá-lo entrar. Mas Ganesh não obedecia a ninguém que não fosse sua querida mãe. Shiva perdeu a paciência e teve uma feroz batalha com Ganesh. No fim, ele decepou a cabeça de Ganesh com seu Trishula (tridente). Quando Parvati saiu e viu o corpo sem vida de seu filho, ela ficou triste e com muita raiva e ordenou que Shiva devolvesse a vida de Ganesh imediatamente. Mas, infortunadamente, o Trishula de Shiva foi tão poderoso que jogou a cabeça de Ganesh muito longe. Todas as tentativas de encontrar a cabeça foram em vão. Como último recurso, Shiva foi pedir ajuda para Brahma que sugeriu que ele substituísse a cabeça de Ganesh com o primeiro ser vivo que aparecesse em seu caminho com sua cabeça na direção norte. Shiva então mandou seu exército celestial (Gana) para encontrar e tomar a cabeça de qualquer criatura que encontrarem dormindo com a cabeça na direção norte. Eles encontraram um elefante moribundo que dormia desta maneira e após sua morte, tomaram sua cabeça, e colocaram a cabeça do elefante no corpo de Ganesh trazendo-o de volta à vida.

Toda casa indiana tem seu Ganesh pendurado na porta. Inclusive na minha casa tem um Ganesh de pedra logo na entrada!

Um comentário:

  1. Putz, que azar do Ganesh de terem encontrado bem um elefante no caminho... :p

    Muito legal teu blog Ba, uma aula de cultura!!

    bjos e escreva sempre!!

    ResponderExcluir