Na Índia existe um importante festival em homenagem ao Lord Ganesh. E este ano ele se iniciou no dia 24 de agosto. Ele é celebrado por dez dias, começando pelo Ganesh Chaturthi, e sua culminação é no dia de Ananta Chaturdashi quando a imagem do Senhor Ganesha é imergida na água.
É um festival hindu que celebra o aniversário de Lord Ganesh, o deus cabeça de elefante, filho de Shiva e Parvati. Ganesh possui duas Siddhis (simbolicamente representadas como esposas ou consortes): Siddhi (sucesso) e Riddhi (prosperidade). É amplamente acreditado que "onde quer que esteja Ganesh, existe Sucesso e Prosperidade" e "onde quer que haja Sucesso e Prosperidade, lá está Ganesh". É por isso que Ganesha é considerado como aquele que traz boa sorte, e a razão pela qual ele é invocado primeiro antes de qualquer ritual ou cerimônia.
A mitologia do Hinduísmo apresenta muitas histórias na qual é explicada a maneira que Ganesh obteve sua cabeça de elefante. A mais conhecida história é provavelmente esta: Ganesh nasceu só de sua mãe, Parvati, que era casada com Shiva. Reza a lenda que Shiva passava muito tempo meditando nas montanhas do Himalaia, e um dia, enquanto estava fora, Parvati moldou um filho, com a pasta que o marido usava para tomava banho. E deu-lhe vida. Ganesh cresceu e sua mãe o mandava ficar tomando conta da porta, para que ninguém a surpreendesse enquanto se banhava. Um dia Shiva voltou, e Ganesh, que não o conhecia, barrou-lhe a passagem. Shiva se enfureceu com esse garotinho estranho que tentava desafiá-lo. Ele disse a Ganesh que ele era o esposo de Parvati e disse que ele poderia deixá-lo entrar. Mas Ganesh não obedecia a ninguém que não fosse sua querida mãe. Shiva perdeu a paciência e teve uma feroz batalha com Ganesh. No fim, ele decepou a cabeça de Ganesh com seu Trishula (tridente). Quando Parvati saiu e viu o corpo sem vida de seu filho, ela ficou triste e com muita raiva e ordenou que Shiva devolvesse a vida de Ganesh imediatamente. Mas, infortunadamente, o Trishula de Shiva foi tão poderoso que jogou a cabeça de Ganesh muito longe. Todas as tentativas de encontrar a cabeça foram em vão. Como último recurso, Shiva foi pedir ajuda para Brahma que sugeriu que ele substituísse a cabeça de Ganesh com o primeiro ser vivo que aparecesse em seu caminho com sua cabeça na direção norte. Shiva então mandou seu exército celestial (Gana) para encontrar e tomar a cabeça de qualquer criatura que encontrarem dormindo com a cabeça na direção norte. Eles encontraram um elefante moribundo que dormia desta maneira e após sua morte, tomaram sua cabeça, e colocaram a cabeça do elefante no corpo de Ganesh trazendo-o de volta à vida.
Toda casa indiana tem seu Ganesh pendurado na porta. Inclusive na minha casa tem um Ganesh de pedra logo na entrada!
Putz, que azar do Ganesh de terem encontrado bem um elefante no caminho... :p
ResponderExcluirMuito legal teu blog Ba, uma aula de cultura!!
bjos e escreva sempre!!