domingo, 13 de setembro de 2009

Um pouco de Índia II: Navratri


Próxima sexta feira, dia 17/09 se inicia aqui na Índia mais um festival hindu, o Navratri.


O "Nav" signigica nove e "ratri" noite. Assim Navratri significa 9 noites e é um festival de adoração a dança e a dinvindade feminina. Existem muitas lendas relacionadas ao surgimento do Navratri, mas todas elas estão associadas a Deuda Sakti, a deusa mãe hindu e suas várias formas. E este é um dos festivais mais celebrados entre o povo hindu. Além disso, o estado onde moro, Gujrat é conhecido por ter o melhor festival Navratri da Índia (infelizmente não vou poder conferir, pois vou estar viajando). Em tempos mais antigos, Navratri foi associado com a fertilidade da Mãe Terra que nos alimenta como seus filhos.


Os três primeiros dias de Navratri são dedicados à deusa Durga (Deusa Guerreira) vestida de vermelho, montada num leão. Suas várias encarnações - Kumari, Parvati e Kali - são adoradas durante estes dias. Elas representam as três classes diferentes de feminilidade que incluem a criança, a jovem e a mulher madura. Os próximos três dias são dedicados a deusa Lakshmi (deusa da Riqueza e Prosperidade), vestida de ouro e montada em uma coruja e, finalmente, três últimos são dedicados à Deusa Saraswati (deusa do conhecimento), vestida de branco leitoso e montado sobre um puro cisne branco.


Doces são preparados para as celebrações. Crianças e adultos se vestem com novos vestidos de cores claras e brilahntes para as performances da noite.


Em algumas regiões, as pessoas se submetem a jejuns rigorosos durante os nove dias de Navratri. A festa culmina em Mahanavami. Neste dia, Kanya Puja é realizado. Nove jovens representando os nove formas de deusa Durga são cultuados. Seus pés são lavados como um sinal de respeito para a Deusa e, em seguida, são oferecidas novas roupas como presentes pelos adoradores. Este ritual é realizado na maioria das regiões do país.


Com a comercialização, o festival passou a ser também uma festa social e não apenas religiosa. No entanto, nada diminui o espírito dos devotos seguidores da deusa Durga, como cantar canções de devoção e entrar nas celebrações do Navratri, ano a ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário