quinta-feira, 17 de junho de 2010

Curiosidades sobre a Índia: o nome de casada e o ultrassom

Qdo moramos em um país diferente do nosso estamos inseridos em uma cultura deiferente da qual crescemos, mas qdo estamos morando do outro lado do mundo e na India, estamos realmente vivendo em outro mundo!

Vou contar sobre dois fatos curiosos e que fazem parte da cultura das pessoas daqui.

1. O nome de casada

Os casamentos na India, ainda são em grande parte arranjados, ou seja, seus pais escolhem para vc àquele que tem as melhores caracteristicas para se tornar um bom marido/esposa. E qdo uma mulher casa na India, ela passa a fazer parte da família do marido, muitas vezes passando a residir na casa do sogros, embora isso não seja mais uma regra por aqui.

No Brasil, qdo casamos temos o opção de alterar nossos nomes, incluindo nele o sobrenome do novo conjugê, e isso vale tanto para o homem qdo para a mulher; ou ainda podemos manter os nossos nomes como eram antes.

Aqui na India, isso funciona de uma maneira um pouco diferente. Aqui apenas a mulher altera o nome, e embora isso não seja uma lei, é uma tradição fortíssima. Mas ao contrário do que ocorre no Brasil, a mulher aqui não adota apenas o sobrenome, mas o nome todo do marido. Ou seja, se vc se casa com um home chamado "Trushar Kumar" e vc se chama "Maya Matur", após o casamento irá se chamar "Maya Trushar Kumar". E isso vale tb para os filhos desse casamento, todos eles receberão um nome próprio seguido do nome do pai! Um tanto diferente não?

Agora uma historinha engraçada sobre esse fato: como disse isso não regra, e em vários casamento de hj em dia a mulher adota apenas o sobrenome, muitas vezes mantendo o seu tb, como fazemos no Brasil; entretanto como já mencionei anteriormente moro em um estado altamente consevador, e que assume que essas regras se encaixam a todos, mesmo a estrangeiros. Assim, uma conhecida disse que sempre recebia os recibos do pagamento da escola da filha (que se chama Georgia Rose Winfield) em nome de Rose Winfield e então ia lá para a escola refazê-los, até que um dia ela descobriu que nas crianças indianas o nome do meio era o nome do pai, ou seja a escola achava que o marido dela se chamava Rose!!!

2. O ultrassom

Qdo uma mulher fica grávida, o ultrassom serve não apenas para checar se está td bem com o bebê, mas tb para matar nossa curiosidade sobre o sexo da criança! Sei que tem gente que gosta da surpresa, mas eu qdo estiver grávida vou querer descobrir o sexo assim que possível! Pois assim poderemos logo nos decidir por um nome, decorar o quartinho, ficar imaginando sua carinha, e claro deixando de se referir ao neném como neném, podendo se referir à ele(a) através de um nome! Enfim, nós temos diferentes motivos para querer saber o sexo, nem que seja pela simples curiosidade!

Aqui na India, é proibido por lei saber o sexo da criança! Qdo vc fica grávida e vai ao médico assina junto com ele um termo de sigilo, onde está explícito que o sexo da criança não será revelado. Isso acontece devido a gde preferencia por filho homem que existe aqui, e essa medida visa evitar o aborto de bebês do sexo feminino.

Daí essa, semana o Gui estava conversando com um cara que trabalha com ele (pai de um casal) e eles comentaram sobre esse assunto. O Gui disse que no Brasil era permitido saber o sexo do bebê e que a maior parte das pessoas gostava de saber. Então o indiano pergunta " Mas o aborto é permitido no Brasil?" e Gui responde que não, então ele rebate " Então qual a razão de se saber o sexo da criança se não pode abortar?" Estranho né?! E um tanto qto diferente; ao meu ver parece que para ele a importancia em se saber o sexo do bebê está diretamente ligada ao fato de se poder abortar a criança do sexo indesejado, ou seja, meninas; e nada tem haver com as nossas razões ocidentais!

Diferente demais pra mim! Eu vejo saber o sexo como algo tão carinhoso, com tanto amor, tão pessoal com o seu futuro filhote...

Enfim, a India é diferente em tudo mesmo!

PS: Esse indiano é um cara legal, tem um filho e uma filha e pelo pouco que conheço não é do tipo de pessoa que é a favor do aborto de meninas. Isso que ele disse apenas se insere dentro da cultura do país onde ele nasceu e foi criado.

4 comentários:

  1. Cada coisa ai na India hein Bárbara! Essa do sexo do bebe fiquei chocada! mas o aborto é legalizado ai?

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta! Não é legalizado não, aqui é proibido, mas nem por isso não existem os clandestinos né?!
    Mas ainda abem que isso está mudando e ter filha menina não é mais um carma. Na verdade, o que eles querem é ter pelo menos 1 filho homem para dar continuidade ao nome da família, e que de preferencia o primeiro seja o menino, se depois vier menina tudo bem, mas se puder ser todos homens melhor ainda, pq aqui ainda existe o lance do dote. Mas como disse, está mudando, e isso é um bom sinal!

    ResponderExcluir
  3. aaa tipo sei laa eesee site ajudo mto pk eo tava procurando para um trabalho e axei mto boom (y'


    by : Monaa

    ResponderExcluir
  4. ola ba tudo bem estou para ir a india em julho de 2011 para me casar com um indiano mais esta tao dificil conseguir certas informacoes sera que vc poderia me ajudar aqui no brasil nos,eu e mani(meu noivo)ja temos o papel de uniao estavel sera que mesmo assim irei precisar de visto para entrar na india logo apos o casamento sera que ja poderei pedir minha cidadania indiana,para assim poder obter todos os meus documentos ??obrigada espero que vc possa me ajudar..bjs

    ResponderExcluir