segunda-feira, 3 de outubro de 2011

3 meses

Há 3 meses minha vida se tornou mais colorida, há 3 meses compreendi o real significado de amor incondicional, há 3 meses acordo tentando ser um ser humano melhor a cada dia. Hoje meu filho vc completa 3 meses de vida, 1/4 do seu primeiro ano de vida e metade do período de amamentação exclusiva e em livre demanda. parece que foi ontem que fui internda, ontem que senti as primeiras contarções e ontem que para o seu bem estar eu fiz uma cesariana. Mas tudo isso foi há 3 meses atrás meu filho, e vc não faz idéia como desde então meus dias são mais felizes.

Hoje meu filho vc cumpriu mais um ciclo nessa longa jornada da vida. Dizem que os 3 primeiros meses são os mais difíceis na vida de pais e filhos, que são um período de adaptação mútua, que esse período nada mais é que o quarto trimestre da gestação, e que o bebê precisa se lembrar do útero a todo momento para que se sinta seguro e calmo, pois durante esses 3 primeiros meses vcs se parecem muito mais com o feto que estava dentro da barriga do que com os bebês mais velhos, já que passam a maior parte do tempo dormindo ou se alimentando.

De forma alguma vc foi um bebê "difícil", nos adaptamos um ao outro de uma forma bem tranquila e harmônica, com mamãe sempre respondendo ao seu choro e tentando da melhor maneira possível compreender o que vc queria. E essa estória de quarto trimestre realmente faz sentido, pois vc sempre respondeu positivamente a técnica dos 5S - 1. Swaddling (embrulhar o bebê apertadinho), 2. Side/Stomach (posição de lado), 3. Shhhh Shhhh – O som favorito do bebê, 4. Swinging (balançar) e 5. Sugar.  Vc não teve cólicas, refluxo, gases, dificuldades em fazer cocô, é bem verdade que no começo vc se irritava com tantos puns e cocôs (rs), mas isso nunca foi um problema maior e acordava cerca de 2 vezes por noite, o que podia ser considerado dormir a noite toda para um bebê de sua idade onde o comum era acordar a cada duas horas, dando uma média de 5 vezes por noite.

Na maioria das vezes seu choro significava fome/sede, algumas poucas era uma posição incomoda, frio, calor ou apenas vontade de sentir o calor do corpo da mamãe ou do papai. Durante os primeiros 40 dias vc basicamente dormia e se alimentava. Até que então começou a sorrir e a interegir com a mamãe e o momento da amamentação já não mais apenas o momento de ser alimentado, era muito mais do que isso, passou a ser uma troca de carinho, de olhares e a cada dia nossa cumplicidade e confiança um no outro aumentava.

Hj, ao final desses 3 primeiros meses, vc já se comunica de outras formas que não o choro, dorme quase a noite toda e qdo acorda para mamar de madrugada não faz chorando, mas sim chamando a mamãe emitindo sons característicos. Vc tem o sorriso mais lindo do mundo e há 3 dias atrás deu sua primeira risada ;o). Conversa bastante tb, e é capaz de manter um diálogo de aus e agus por longos minutos com a mamãe. Cada dia ao seu lado é uma nova descoberta, um novo aprendizado.

Bem vindo ao quarto mês meu filho!

Amo você,

Mamãe





Nenhum comentário:

Postar um comentário