sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Meu corpo, minhas escolhas

Não, esse post não é pra falar de parto natural, de cesárias desnecessárias e do quanto os obstetras manipulam suas pacientes e as fazem "escolher" a cesária. Apesar do título dessa vez o assunto que tem como lema meu corpo, minhas escolhas se refere aos brincos na orelhas das recém nascidas.

Hj pela manhã li a seguinte manchete: "Mãe pode ser presa por colocar piercing em filha de 3 anos". De cara a manchete me chamou a atenção, afinal qual a justificativa para se querer prender uma mãe que colocou um piercing em sua filha de 3 anos, se todos os dias milhares de mães colocam piercings em suas filhas recém nascidas? Afinal na sombrancelha ou na orelha ambos são furos para se colocar adornos, não?!

Claro que sou contra colocar piercing em uma criança de 3 anos, na verdade sou contra qq imposição de nossas vontades injustificadas aos nossos filhos! Sou contra qq tipo de piercing colocados em crianças contra a sua vontade, e nesse quesito não deixem de incluir os brincos, que nada mais são do que piercings de orelha!

Pra mim colocar  um piercing na sombrancelha de uma menina de 3 anos é a mesma coisa que colocar um piercing/furar a orelha de uma recém nascida! Por que raios as pessoas teimam em achar que uma menina de 3 anos sente mais dor que uma recém nascida? Por que furar a sombrancelha de uma criança é crueldade e furara a orelha de um bebê não é? Ambas sentem dor do mesmo jeito, ambas sofrem sem entenderem bem o porquê; a diferença é o modo como expressam essa dor e insatisfação, já que uma recém nascida não tem a mesma força que uma menina de 3 anos. A verdade é que é cruel e irresponsável com ambas!

Além disso a justificativa é sempre a mesma: "Para mim pareceu lindo fazer esse piercing na minha filha. Não tenho nenhum problema com isso porque não quis acusar dor. Além disso, ele não chorou muito"

Além do lindo e do ela nem chorou muito, tb existem as justificativas: é pra dizer que é menina, todo mundo usa, se colocar qdo crescer vai doer mais, ela não vai lembrar mesmo que doeu, é o como tomar vacina vai ser só uma picadinha (essa pra mim é terrível!), e por aí vai.

A verdade é que apesar de sua filha, o corpo é dela e as escolhas deveriam ser dela! Pode ter certeza que com 2 dias, 2 anos ou 20 anos vai doer do mesmo jeito! Mas sentir dor por uma escolha sua é uma coisa, já sentir dor sem nem mesmo saber o pq é outra completamente diferente! Claro que cada mãe sabe das escolhas que faz para sua filha, eu nem mesmo mãe de menina sou, mas se um dia for não tenho dúvidas de que essa escolha caberá a ela e somente a ela.  E caso ela decida por colocar, a mim restará explicar o procedimento, ajudar a escolher os brincos, segurar firme em suas mãos enquanto ele recebe o furo, depois enxugar suas lágrimas e lhe mostrar com um espelho o quão linda ela está com seu novo par de brincos!

4 comentários:

  1. Achei um exagero seu post, nada contra sua opinião mas eh exagero.
    Essa historia q "2 dias, 2 anos, 20anos vai doer do mesmo jeito" eh besteira. Não doi, digo isso pq alem do furo normal q minha mae fez ao nascer, tenho mais 2 furos e nao doi nada.
    piercing sim doi pos eh num lugar com bastante "carne". Olha so nao concordo com essa mãe querer por piercing na filha de 3 anos, so achei um exagero vc comparar com o furo da orelha. Fica tão bonitinha a menininha de brinquinho... não entendo pq essa indignação das pessoas por isso. Outro dia vi uma mulher comentando um post num blog se referindo as ma~es da atualidade umas "moderninhas e ao mesmo tempo tão antiquadas".
    concordo em partes se quer saber. Não sei pq toda essa condenaçao pelas coisas q geralmente todo mundo fez a vida inteira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kellinha,
      Respeito sua opinião, assim como respeito as mães que furam a orelha de suas filhas, mas não concordo e não acho que seja exageiro não! Eu tenho 4 furos nas orelhas, 2 feitos ainda na maternidade e outros dois que fiz aos 17 anos. Os de bb eu não me lembro, mas os outros dois doeram sim, e muito, mas eu queria os furos, achava bonito, e por isso aguentei firme a dor. Por isso mesmo acho que os outros devem sim ter doido, mesmo que eu não me lembre. Mas tb acho que dor é algo muito particular, pois aquilo que doeu em mim pode não doer em outra pessoa e vice versa. Mas pra mim, o colocar brinco vai muito além da dor, acho que não cabe a mim a escolha de fazer ou não o furo em outra pessoa, mesmo sendo minha filha, e não é pq todo mundo fez a vida inteira que eu devo fazer, ou que deve continuar a ser feito! Colocar brinco em recém nascidos é cultural, e varia de lugar pra lugar. Por exemplo na India as meninas bbs além dos furos nas orelhas tb recebem um piercing no nariz antes do 1 ano de idade, todas as meninas tem, e todo mundo lá fez isso a vida inteira, mas será que é certo? Vc colocaria um piercing no nariz da sua bb? Pra mim é a mesma coisa, na orelha, no nariz, na sombrancelha no umbigo, é um furo para colocar um adorno, e não cabe a mim a decisão de adornar o corpo de outra pessoa sem sua permissão!

      Excluir
  2. Olá amei seu blog...estou te seguindo...bjsss
    www.arthurnossorei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camilla!
      Obrigada e fico feliz que vc esteja gostando!
      Vou lá dar uma olhada no seu tb!
      Bjos

      Excluir