A primeira coisa que vem a mente de um ocidental qdo se pensa em Índia é: o pais que adora as vacas! Sim aqui a vaca é um animal "sagrado", e coloco entre aspas pq ser sagrado está muito longe do semeado por "Caminho das Indias".
Apesar de sagrado ninguém fica cuidando da vaca e zelando pelo seu bem estar, eles são tratadas como os nossos cachorros de rua, embora aqui seja realmente proibido se matar uma vaca.
Elas transitam livremente pela rua e se alimentam de restos de comidas deixados na lixeiras e sacos de lixo. E essa simples frase se traduz em grandes transtornos para quem mora aqui:
1. A vaca não é um animal pequeno (entenda por vaca, as vacas propriamente, os bois e os búfalos, pois aqui é tudo a mesma coisa!), e o fato delas poderem circular livremente gera uma série de problemas, principalmnte de tráfego. Afinal elas adoram descansar bem no meio das avenidas, e assim os carros precisam ficar desviando o tempo todo, pois nunca mate ou mesmo machuque uma vaca (regra número 1). E ah, uma vaca nunca está sozinha!
2. Ao viver livremente pela rua, isso siginifica que elas fazem suas necessidades fisiológicas na rua mesmo. Agora imagine um monte de vacas fazendo ao mesmo tempo! Cocô e xixi de vaca não é igual de gato e cachorro...
3. As pessoas não alimentam as vacas na boca fazendo carinho como foi mostrado na TV, mas têm o péssimo hábito de jogar resto de comida na rua para que elas possam se alimentar. Daí já dá pra imaginar o que vira juntar resto de comida e dejeto...
Mas felizmente e por incrível que pareça a cidade não fede! Pelo menos não o tanto qto deveria. A questão é que dá uma sensenção de sujeira ver um monte de vaca e resto de comida pela rua, mas não é tão sujo assim.
Mas porque as vacas são "sagradas"?
Na Índia antiga, bois e touros costumavam ser sacrificados aos deuses e sua carne era comida, entretanto o abate das vacas produtoras de leite era proibido. A vaca era identificada como Aditi, a mãe dos deuses. Mas mesmo quando o consumo da carne era permitido, as escrituras sagradas incentivavam o vegetarianismo: "Não existe pecado em comer carne ... mas abstenção traz grandes recompensas."
Eu já ouvi e li algumas outras diferentes explicações para o fato, todas ligadas a religião e que ao meu ver se completam.
1. A vaca é o animal onde o deus Shiva está montando, e Shiva é um dos 4 grandes deuses indianos, e por isso a vaca é tida como um animal sacro e que controlava os implusos do deus.
2. Além disso a vaca é reverenciada como fonte de alimento (leite) e simbolo de vida. Seus 5 produtos- leite, coalhada, manteiga, urina e fezes - são todos utilizados em puja (adoração), bem como nos ritos de penitência extremas.
3. Nos primeiros séculos depois de Cristo, a vaca foi designada como presente apropriado para os bhramanis (sacerdotes da casta mais alta), e por isso logo se disseminou que matar uma vaca seria como matar um bhramani.
Pra encerrar quero apenas deixar uma questão em aberto, mas antes que alguém já vá criticando, não quero de forma alguma desmerecer a religião, ou mesmo induzir a matança de animais tá?! Quero apenas ressaltar um problema social. O fato é que os hindus têm as vacas como animais sagrados e não as matam e muito menos comem sua carne, assim é muito fácil vc se deparar com a seguinte situação: vacas andando livremente pelas ruas, enquanto milhares de indianos estão desnutridos e morrendo de fome, muitas vezes revirando o lixo ao lado das vacas, disputando com elas o alimento. O sagrado aqui é mais um tabú do que propriamente sagrado, pois as vacas apenas não são mortas, niguém zela por elas. Assim, será que mais sagrado não seria alimentar o ser humano que morre de fome?