sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Limbo materno: o mundo onde só as mães são felizes

Ser mãe é realmente viver em outro mundo, principalmente se vc tem em casa um gordinho de 5 meses que exige todo o seu tempo.

Passamos a viver no grande limbo materno onde tudo o que falamos, fazemos, assistimos ou lemos tem a ver com filhos.

Sabe qual o assunto que mais nos interessa? Filhos
Sabe o que lemos enquanto na internet? Blogs maternos

Sabe o que buscamos no google? Explicações para as alergias de calor
Sabe o que assistimos? Galinha Pintadinha (I, II e especial de natal)
Sabe o que cantamos? "Venha ver como dão mel as abelhas do céu, venha ver como dão mel as abelhas do céu..."
E sabe o que escutamos no carro? Beatles, U2, Metalica e Queen, mas tudo instrumental para bebê!

E se durante a gravidez nos interessamos por "Parto Ativo", "Parto com amor" e relatos de parto depois que o bb nasce passamos a ler "Soluções para noites sem choro", "Maternidade e o encontro com a própria sombra", bula do tylenol que vc vai tomar (pra saber se pode fazer mal pro seu  bb por causa dele ainda mamar no peito), e por aí vai.

E as amizades? Bem seus amigos sem filhos ainda continuam seus amigos, embora vc quase nunca os veja ou fale ao telefone, afinal vc só sabe falar de fraldas, noites mal dormidas, o que meu filho aprendeu e nem pode tomar um choppinho no final da tarde. Suas novas melhores amigas e confidentes são àquelas mães que vc encontra quinzenalmente na reunião do grupo de pós parto, mães com as quais vc se identifica e vê que ser louca faz parte do pacote maternidade. Que vc não é a única que não dorme, a única que tem vontade de sumir por 5 min, a única que é feita de chupeta 5 vezes por noite... Que vc não está perdida sozinha e ainda assim cuida de seu filho melhor do que ninguém! Ah, tem tb as novas amigas do parquinho do condomínio, mães com as quais vc se encontra 2 vezes por dia (antes das 10h e depois das 17h),  mães que vc identifica pelo nome do filho, pois assim como vc eles não tem mais a sua prórpia identidade são a mãe da Bia e do Bruno, a mãe do Carlo e do Marco, a mãe da Sofia pequena, a mãe da Laurinha e do Murilo...

Vc se lembra como se fosse a muito, mas muito tempo atrás o que é sábado a noite, barzinho, boate, música ao vivo... Tudo parace tão distante nessa nova realidade onde os melhores programas são feitos antes das 18h, pois as 20h o bb já quem que estar de pijama e na penumbra do quartinho para identificar que é hora de dormir.

Seu maior desejo passa a ser 8h seguidas de sono, ou quem sabe ainda um banho relaxante, ou um sábado no salão de beleza, ou uma simples taça de vinho num jantar à 2. Se bem que esses desejos não duram mais do que o tempo que vc leva para listá-los pois a única coisa que vc mais deseja e que realmente importa daqui pra frente é que seu filho seja feliz!

A verdade é que desde o momento em que vc viu um pequeno camarãozinho na tv e escutou aquele coraçãozinho bater forte e acelerado td passou a fazer sentido e nada mais além dele realmente importa!

Bem vinda ao limbo das mães, lugar onde mesmo exaustas, descabeladas, com as unhas roidas e privadas de sono, somos mais felizes a cada sorriso de um pinguinho de gente ;o)



Um comentário:

  1. Ba, imersão eu entendo, mas sua amiga aqui continua sempre pronta a ouvir e ler o que você quiser falar e compartilhar! Aguento mais de meia hora no skype ouvindo sobre fraudas e choros!! Ainda não tenho os mesmos problemas! Mas logo você verá, eu terei!! rs.
    Muitas saudades de você!! Beijos
    Fa

    ResponderExcluir