sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Meu filho não quer comer!

Tá certo que é só o terceiro dia de almoço, mas eu já até sonhei (ou será que foi pesadelo?) com legumes, verduras, papinhas...

Lucas mama no peito e adora como bom mamífero que é! Ele tb adorou as frutas, comeu todas que eu ofereci, até o mamão ele já passou a gostar e suco de melão então nem se fala! Mas fazem 3 dias que comecei a dar almoço pra ele, ou melhor a tentar, pois comer mesmo ele não quer não!
Ontem depois de eu deixar ele fazer a maior bagunça e enfiar a mão na papinha ele até que comeu um pouco, mas nada que se compare ao amor que ele tem pelas frutas e pelo tetê! Mil coisas já passaram na minha cabeça, e cá estou eu surtando mais uma vez, achando que meu filho vai ser a única criança que não come! Mas hj li um texto que acalmou meu coração e me fez ver que não estou fazendo nada errado!  Apenas preciso aceitar que talvez o momento dele se apaixonar pelos legumes e verduras ainda não chegou, mas que em alguns dias ou semanas ele vai chegar! O que não posso é forçar ele a comer e transformar um momento de prazer e diversão, que é a hora da refeição, em um momento de estresse e tortura para ambos!

Na verdade essa falta de interesse e recusa inicial é muito mais comum do que pensamos, o único problema é admitir que o filho da vizinha come até raspar o prato enquanto o nosso prefere um bom peito!

Abaixo o  texto que me fez repensar:

"De forma geral, bebês que tomam leite artificial tendem a aceitar outros alimentos melhor que os que são amamentados. Provavelmente isso se deve ao fato de o leite humano conter todos os nutrientes e vitaminas que seu bebê precisa, enquanto o leite artificial não. Está surpresa? Volta e meia, os produtores de fórmula bombardeiam-nos com campanhas publicitárias enfatizando algum novo ingrediente que eles acabaram de adicionar ao leite para torná-lo "mais parecido como leite materno". Nos últimos anos, adicionaram taurina, nucleotídeos, ácidos graxos polinsaturados de cadeia longa, selênio... O leite que tomamos quando bebês não continha nada disso. Como eles continuam pesquisando, podemos esperar mais acréscimos nos próximos anos. O leite que você produz todo dia tem todos esses ingredientes que o leite artificial passará a ter em 10, 50 e 500 anos.

Com o que sabemos atualmente, a coisa mais sensata a fazer é começar a oferecer outras comidas com 6 meses. Algumas crianças comerão felizes e provavelmente precisarão dos alimentos. Mas eu disse "oferecer", não "empurrar". O bebê fica livre para aceitar ou não. Muitos bebês amamentados nem querem provar nada até 8 ou 10 meses, às vezes mais. Eles estão felizes e saudáveis, seu peso e altura são normais, e eles se desenvolvem adequadamente. Eles obtêm tudo o que precisam do leite materno e não precisam de mais nada.

Isso gera grande ansiedade em mães que amamentam estes bebês entre 6 e 12 meses. Esses bebês mal provam a comida (uma mordida de banana aqui, uma migalha de pão ali e um fio de macarrão num dia). A mãe sempre escutará "sua Laura ainda não come? Olha, você precisa ver minha Jessica, ela adora leite com cereal".

Quem ri por último ri melhor. Bebês amamentados podem levar mais tempo para aceitar outras comidas, mas quando eles começam a comer, eles geralmente superam qualquer comercial de alimentos para bebês e passam a atacar o prato da mãe. No início do segundo ano de vida, o bebê amamentado tipicamente aceita uma variedade grande de alimentos, tanto na colher como na própria mão.

Alguns agem ao contrário; eles comem comida de bebê por um tempo e depois mudam de idéia.

O que deve ser feito? NADA. Se você deixa como está, em poucas semanas ou meses o bebê novamente passa a se interessar por outros alimentos. Se você ao invés disso tenta forçá-lo a experimentar outras comidas, ou tenta desmamar para que ele passe a comer, provavelmente levará mais tempo e será muito mais difícil para os dois. (Posso garantir que ele não estará mamando no seu peito quando ele tiver 20 anos!).

Do livro Mi Niño No Me Come!, de Carlos González
tradução de Flavia Mandic"


2 comentários:

  1. Bárbara, estou entrando em contato para pedir autorização para publicar em nosso blog (http://partodoprincipio.blogspot.com/) trechos do seu texto sobre violência obstétrica! Se rolar, manda um email pra mim! stellajornal-arroba-gmail.com, ok?

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara! Que blog fofo! Que template lindo! Parabésn! Minha primeira vez aqui e já virei fã e te dei um selinho de presente... depois olha no meu post de hoje...
    http://dani13sophia.blogspot.com/2012/02/primeiros-selos.html

    ResponderExcluir