quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O fim do aleitamento exclusivo e as 501 expectativas que criamos

Lucas completou 6 meses e assim a fase de preocupação zero com alimentação acabou; afinal  até agora aonde quer que fosse e a qq hora era só colocar o peito pra fora e a fome estava acabada.




Pois bem, tem introdução de outros  alimentos para todos os gostos e palpites:

- dá papinha salgada antes pq se der a fruta primeiro ele só vai querer saber de coisa doce
- dá papinha de fruta antes pq é mais fácil pra ele
- começa com suco de laranja lima e nada mais
- uma alimento de cada vez
- pode misturar que não tem problema
- dá o alimento em pedaço pq depois ele não aprende a mastigar

E por aí vai...

Eu tinha pra mim que eu não ia me estressar, que ia ser tudo no tempo do Lucas, sem rigidez de horário, sem papinhas super líquidas, quem sabe tentar o BLW (Baby Led Weaning), que esse começo seria mais uma degustação do que alimentação propriamente, afinal a ideia é que ele conhecesse os alimentos, pegasse na mão, levasse à boca, os provasse em forma de suco, de papinha, e comesse o qto quisesse, e que isso incluía não comer nada, pois nesse início a nutrição não era o que vinha em primeiro lugar, pois ele ainda é amamentado qtas vezes ao dia desejar, e ainda não era hora dessa "refeição" substituir a mamada! Optei por iniciar com frutas: suco pela manhã e papinha a tarde, ou vice versa, e com uma fruta de cada vez. Dar em forma de papinha, mas sempre deixar uns pedaços em forma de finger food em cima da mesa da cadeirinha para que ele pudesse pegar com as próprias mãos e conhecer o alimento.

Tudo lindo, mas na prática eu virei outra pessoa! No primeiro dia, foi bem isso que eu descrevi: cortei o mamão, deixei ele pegar e colocar na boca, ele fez careta, cuspiu, colocou de novo, eu ofereci ele raspado, em forma de papa e em suco (que foi o que ele gostou mais). Daí veio o segundo dia e eu achei que o menino já ia lamber os beiços e pedir mais, e como isso OBVIAMENTE não aconteceu, eu surtei! Fiquei achando que tava fazendo errado, que não sabia como fazer, que amaentar era tão mais simples, afinal eram 10h (olha a louca estabelecendo horários rígidos) e ele não queria comer, nem suco quis, ficou choramingando e no fim veio pro colo, mamou e dormiu! Ou seja,  de que jeito o garoto ia comer se estava com sono? Além disso vai que ele não curtiu mamão? Pelo amor de deus mãe!!!! Alguém por favor colocar meu dedo na tomada pra eu acordar!

É, resolvi parar, respirar e ter bom senso outra vez (antes que achem que eu fiquei torturando o menino, essa minha insanidade durou apenas uma manhã, ainda estamos no segundo dia!). Lembrei de que era pra ser divertido, e não ditador, que era pra estimular o prazer dele em comer, saborear outros gostos e não pra virar uma rotina de quartel! Óbvio que tem que ter o mínimo de organização e horários, mas tudo flexível! Sem  a pressão  insana para que ele coma 2 colheres e meia de mamão e 47,8mL de suco de laranja lima!

O grande problema é que a gente cria expectativas demais. Expectativas que vão além da normalidade e daí sofremos nós e os pequenos principalmente!

Agora é hora de degustar, sujar as mãos, a roupa, o cabelo, e ter mais comida fora da boca do que dentro dela, e naturalmente e no tempo dele ele vai comer, e comer bem, comer com prazer, comer tudo o que gosta.  Afinal meu filho não vai ser a única criança da face da terra que vai querer mamar pra sempre!

PS: hj tem fruta nova, manga. Será que ele vai curtir?

2 comentários:

  1. Oi Ba! Tudo bom?
    Ai que delícia, seu filhote começo a comer!!!
    Pra mim, foi uma das coisas mais legais desse começo!
    Comecei quando ele tinha 5 meses e 10 dias (nao deu pra esperar os 6 meses) com banana amassada de manha, entre as mamadas, e batata, abobrinha e cenoura amassados no almoço, e pera à tarde, tudo no mesmo dia. Ele adorou os novos sabores, mas engraçado que até hoje não gosta de pegar as frutas com a mao ( e ele ja tem 14 meses). Legal que o Lucas pegou o mamao, vai ser mais fácil pra comer!! Em 15 dias a comida ja tinha substituido algumas mamadas e desde então são só 3 mamadas por dia. A cada dia, vc irá percebendo o prazer do Lucas em degustar novos sabores!! às vezes vc precisará insistir em alguns sabores pra ele se acostumar (foi o caso do mamao e morango aqui em casa)...às vezes ele vai gostar instantaneamente (caso da banana, manga, pessego, melao e kiwi aqui em casa, e de todas as comidinhas salgadas),e às vezes ele nao vai querer mesmo (em casa, caso do caju e dos sucos em geral - só agora ele está aceitando sucos), e temos que respeitar!! Daqui a pouco vc vai ficar super feliz de ve-lo comendo uma pratada de arroz com feijao!! Desejo muita sorte e muita tranquilidade nessa fase. Todas as passagnes de fase sao dificeis, mas você ficará craque em cada uma delas. E a cada dia é mais gostoso!!! Beijos, qualquer dificuldade me procura que eu tento de ajudar, mesmo que remotamente!! Fabioa

    ResponderExcluir
  2. Bá, estou aqui acompanhando, queria estar aí para ver o pedacinho de mamão e te ajudar a limpar tudo depois....
    Mas saiba que vai sempre se sair bem, porque está dando o seu melhor e seu amor de mãe!
    Te amo!!
    Beijos
    Fa

    ResponderExcluir