domingo, 22 de março de 2009

Curiosidades sobre a Índia I: A suástica!


Estranho como um mesmo símbolo pode ter significados extremamente opostos quando observados por culturas diferentes. Esse é o caso da suástica. Suástica que para nós ocidentais revira o estomago só de pensar, afinal lembrar dela significa reviver dentro de si aquelas aulas de história, ou simplesmente documentários, filmes e reportagens sobre aquele que foi um dos maiores, se não o maior, genocídio da humanidade - o extermínio dos judeus pelos nazistas! Mesma suástica esta, que para os indianos significa algo de bom, renovação, vida nova! Sim! Isso mesmo! Aqui é comum encontrar suásticas em todos os lugares: nas portas das casas, lojas, nos carros, templos... Qdo as pessoas vão se casar aqui na Índia, um dos rituais dos 3 dias de casamento consiste em a noiva desenhar uma suástica pedindo proteção e um bom casamento aos deuses, ou seja paz e harmonia para a vida nova, renovação! Para os hindus a suástica representa os raios do Sol, sem os quais não haveria vida!

Pois é foi com este mesmo significado de renovação, purificação e vida, que Hitler transformou esse simbolo em um dos maiores representantes da maldade e crueldade que o homem é capaz, despertando em nós, ocidentais, as piores lembranças de uma época que a humanidade apenas não esquece pois é preciso lembrar para que os erros não sejam cometidos novamente!

As suásticas ocidental e a oriental podem ser tidas como reflexos uma da outra; reflexos distorcidos, de interpretações distorcidas, que fizeram os nazistas interpretarem purificação e renovação como exterminío humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário