domingo, 19 de julho de 2009

Cozinhar = inovar

Sempre admirei as donas de casa. Cuidar de uma casa é emprego tão ou mais trabalhosos do que muitos outros! E isso sem mencionar as mulheres e mães de jornada dupla!

Agora a parte mais difícil de se cuidar de uma casa, pelo menos ao meu ver, é a cozinha! Oh, coisinha difícil essa arte de cozinhar!

Sim arte, pq não é simplesmente uma pitada de sal, um pouco de alho, adiciona o tomate e deixa ferver que o molho tá pronto. Pode até ser que pra minha avó fosse simples assim, mas pra mim... Não que eu cozinhe mal, mas tb não cozinho bem. A questão é que cuidar de uma casa não é como cozinhar esporadicamente. E agora ainda me pego a pensar em qdo temos filhos... Ah, filhos exigem ainda mais de nossos dotes culinários. Afinal além de cozinhar bem, tem que ser criativo! E ah, marido é apenas o nome que se dá para nosso filho mais velho :)

Estou divagando sobre esse assunto, pq este ano dei uma pausa na minha vida profissional (que não estava lá essas coisas e nem me fazendo feliz) pra vir encarar o mundo ao lado do meu marido, e assim acabei vindo parar na Índia! Como já postei anteriormente, a cultura aqui é muito diferente, e a culinária então nem se fale. Assim apesar de ter uma empregada, lá vai a Bárbara pra cozinha, pois não tem a menor chance d'eu encarar uma comida feita pela minha empregada que adora pimenta como todo indiano. Além disso, a comida que eles fazem nem de longe se parece com a que estamos acostumados a comer no ocidente.

Bem voltando ao tópico de que agora cozinho e cuido da casa, pude sentir na pele o qto isso é uma tarefa difícil! Principalmente cozinhar! Por mais que vc saibar cozinhar, o mais difícil pra mim é escolher um cardápio pra semana, ter que sempre inovar e nunca comer a mesma coisa! O Gui é um fofo, e muitas vezes até faz o nosso jantar, mas ainda assim tem que ser um artista pra cozinhar, ter ideias, inovar! Ainda mais morando na Índia, onde vc literalmente faz a sua comida. Comida congelada aki é uma raridade, e pode ter certeza de que se vc achar vai ter pimenta!

Esses 4 meses de experiência apenas me fizeram ver o qto cozinhar é um desafio!

E viva as donas de casa que cozinham, as cozinheiras, os chefs, as mães de jornada dupla, as avós, enfim todos aqueles que cozinham diariamente uma comida diferente!

3 comentários:

  1. Barb! Eu me lembro muito bem quando você foi ao mercado comigo pela primeira vez e me disse: eu como bife. Como é que se compra isso??? Você só lembrou de comprar óleo e arroz...rs....o resto da faculdade foi miojo e coxinha frita....ahahaha...espero que tenha melhorado!!! :O) BJAO.

    ResponderExcluir
  2. E viva o restaurante por quilo!! Pena que aqui não tem isso, pelo visto por aí também não tem...
    Bá, o meu orientador dizia que quem sabe fazer um experimento no lab também sabe cozinhar! É só seguir a receita e pronto! Mas como sabemos, não é todo experimento que dá certo, hehehe.
    Aqui eu uso muito o site www.soscuisine.com
    Ele ajuda bastante a ter novas idéias e os pratos são sempre fáceis de fazer. Tem em inglês e francês, só tem que ver se os ingredientes são fáceis de achar por aí.
    Beijos
    Li

    ResponderExcluir
  3. Então Li, o problem aki são justamente os ingredientes!!!! Tm muita coisa, mas flat outras tb, e por incrível que pareça falta tempero, pelo menos o ocidental! Mas tá dando pra se virar, hehehe

    ResponderExcluir