quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Holy cow!


A primeira coisa que vem a mente de um ocidental qdo se pensa em Índia é: o pais que adora as vacas! Sim aqui a vaca é um animal "sagrado", e coloco entre aspas pq ser sagrado está muito longe do semeado por "Caminho das Indias".

Apesar de sagrado ninguém fica cuidando da vaca e zelando pelo seu bem estar, eles são tratadas como os nossos cachorros de rua, embora aqui seja realmente proibido se matar uma vaca.

Elas transitam livremente pela rua e se alimentam de restos de comidas deixados na lixeiras e sacos de lixo. E essa simples frase se traduz em grandes transtornos para quem mora aqui:

1. A vaca não é um animal pequeno (entenda por vaca, as vacas propriamente, os bois e os búfalos, pois aqui é tudo a mesma coisa!), e o fato delas poderem circular livremente gera uma série de problemas, principalmnte de tráfego. Afinal elas adoram descansar bem no meio das avenidas, e assim os carros precisam ficar desviando o tempo todo, pois nunca mate ou mesmo machuque uma vaca (regra número 1). E ah, uma vaca nunca está sozinha!

2. Ao viver livremente pela rua, isso siginifica que elas fazem suas necessidades fisiológicas na rua mesmo. Agora imagine um monte de vacas fazendo ao mesmo tempo! Cocô e xixi de vaca não é igual de gato e cachorro...

3. As pessoas não alimentam as vacas na boca fazendo carinho como foi mostrado na TV, mas têm o péssimo hábito de jogar resto de comida na rua para que elas possam se alimentar. Daí já dá pra imaginar o que vira juntar resto de comida e dejeto...

Mas felizmente e por incrível que pareça a cidade não fede! Pelo menos não o tanto qto deveria. A questão é que dá uma sensenção de sujeira ver um monte de vaca e resto de comida pela rua, mas não é tão sujo assim.

Mas porque as vacas são "sagradas"?

Na Índia antiga, bois e touros costumavam ser sacrificados aos deuses e sua carne era comida, entretanto o abate das vacas produtoras de leite era proibido. A vaca era identificada como Aditi, a mãe dos deuses. Mas mesmo quando o consumo da carne era permitido, as escrituras sagradas incentivavam o vegetarianismo: "Não existe pecado em comer carne ... mas abstenção traz grandes recompensas."

Eu já ouvi e li algumas outras diferentes explicações para o fato, todas ligadas a religião e que ao meu ver se completam.
1. A vaca é o animal onde o deus Shiva está montando, e Shiva é um dos 4 grandes deuses indianos, e por isso a vaca é tida como um animal sacro e que controlava os implusos do deus.

2. Além disso a vaca é reverenciada como fonte de alimento (leite) e simbolo de vida. Seus 5 produtos- leite, coalhada, manteiga, urina e fezes - são todos utilizados em puja (adoração), bem como nos ritos de penitência extremas.
3. Nos primeiros séculos depois de Cristo, a vaca foi designada como presente apropriado para os bhramanis (sacerdotes da casta mais alta), e por isso logo se disseminou que matar uma vaca seria como matar um bhramani.

Pra encerrar quero apenas deixar uma questão em aberto, mas antes que alguém já vá criticando, não quero de forma alguma desmerecer a religião, ou mesmo induzir a matança de animais tá?! Quero apenas ressaltar um problema social. O fato é que os hindus têm as vacas como animais sagrados e não as matam e muito menos comem sua carne, assim é muito fácil vc se deparar com a seguinte situação: vacas andando livremente pelas ruas, enquanto milhares de indianos estão desnutridos e morrendo de fome, muitas vezes revirando o lixo ao lado das vacas, disputando com elas o alimento. O sagrado aqui é mais um tabú do que propriamente sagrado, pois as vacas apenas não são mortas, niguém zela por elas. Assim, será que mais sagrado não seria alimentar o ser humano que morre de fome?

5 comentários:

  1. Que chato! Quer dizer que voce nunca come carne ai na India?

    ResponderExcluir
  2. E ai Ba!

    Imagino que ter umas "vacas de rua" de fato nao deve ser algo facil... caes e gatos ja nao é, imagine vacas...

    Ainda, coitadas das vacas que ficam por la vagando... elas nao sao tao adaptadas como caes e gatos, que creio que sobrevivam melhor na rua.

    Sobre alimentar os que passam fome, creio que estes nao vao querer comer a vaca, justamente por ela ser sagrada, nao? Matar a fome de quem a tem é mais facil do que sacrificar as vacas: soja poderia resolver o problema... deve ai faltar, como no Brasil, vontade politica...

    E ainda se a tal novela vende esta imagem, mais um motivo pra nao gostar de novela: passa a imagem totalmente errada da coisa e ai ta cheio de gente achando que conhece a India, quando nao conhece...

    ResponderExcluir
  3. Sim sim Java, matar as vacas para dar de comer hj não adianta de nada, ninguém vai comer mesmo, na verdade só os não hindus comeriam e estes são a minoria. É bem verdade que falta vontade política, pois aqui tb tem muita corrupção e favorecimento religioso acredita?! E realmente para a India a soja seria uma solução muito melhor! Mas bem que a religião poderia ter escolhido outro bichinho pra ser "sagrado" né? Bem melhor se fossem gatos e/ou cachorros sagrados :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bárbara!
    Como vc já deve ter percebido, tenho vindo visitar o seu blog de vez em quando! Descobri este blog através do blog do Java e só então descobri que vc tava morando na Índia! Achei o máximo e virei seguidora! Achei legal, em primeiro lugar, pq eu tb estou morando em um país oriental (Coreia do Sul) e tb sei como é difícil e exótico morar num país deste lado do mundo. Tb achei muito legal pq eu já fui passear aí na Índia e eu sei como é que são as coisas por aí! Nossa, de todos os países que eu já fui visitar aqui no Oriente, a Índia foi o que eu mais gostei! Foram várias experiências marcantes pra mim! Depois eu posso te contar... Mas achei maravilhoso! Digo sempre para quem me pergunta como é a Índia: "se eu te contar todas as coisas ruins que existem lá, vc NUNCA vai querer por os pés na Índia; mas se eu te contar como são as coisas boas e bonitas, vc vai querer ir pra lá correndo!". Esse foi mais ou menos o meu feeling daí. Só sei que eu quero voltar algum dia, e pra ficar mais tempo, pra poder aproveitar mais! Bom, é isso! Só queria te dizer que gosto bastante do seu blog e que estou torcendo pra que tudo dê certo na sua vida! ;)
    Um beijo,
    Miriam

    ResponderExcluir
  5. Oiii guriaaa agora que consegui ler seu blog!na china era proibido blogs!então primeiro quero dizer q amei ele!muito legal mesmo!tu escreve muito bem!continue!
    então referente as vacas na India é um grande problema não apenas social mas também de higiene!é muito sem noção o que eles fazem.
    E imagina quantas bocas eles sustentariam se eles não fossem cegos com esta história de Deus vaca!é lamentável!mas é a realidade dos Indianos!
    Mas o que mais me choca ai sabe o que é... é uma indiana usar um colár de não sei quantas mil rupias de ouro e chegar na rua ver uma criança morta de fome daquele jeito!eu lembro que um colár tradicional de noivado custava na joalheria 16 mil reais imagina isto em rupias!
    em nosso páis tem miséria mas nada se compara!

    bjosss e continue escrevendo!gostei demais!
    Gleice Rauppp Cunha

    ResponderExcluir