quarta-feira, 4 de abril de 2012

Porque dormir é para as não-mães!

Nas ultimas 2 semanas (entrando agora na terceira) tenho realmente sentindo os efeitos da privação de sono prolongada, afinal são 9 meses sem uma noite bem dormida, sem saber o que são 8 horas de sono ininterruptas, sem saber o que não é levantar para amamentar...




Lucas sempre foi super tranquilão. Nunca dormiu 8h seguidas, mas era de acoradr só uma duas vezes na madrugada, e até antes do fim do horário de verão não acordava antes das 7:30h. O horário de verão acabou e ele adiantou o relogio em uma hora, e sem pestanejar acorda as 06:30h em ponto, isso qdo não super desregula e começa a gargalhar e me chamar as 05:30h da matina!!!! Mas até aí tava tudo bem, afinal ele dormia pontualmente as 20h e sem qq dificuldade, era colocar no peito que dormia em 10min.  E então nas próximas 10h acordava mais 2 ou 3 vezes para mamar rapidamente, e em cerca de 10-15min eu já estava de volta ao sono profundo!

Mas há  pouco mais de duas semanas tudo isso mudou... Ele ainda segue a rotina de domir às 20h e acordar de vez às 06:30h, mas eu já perdi as contas de qtas vezes ele está acordando na madrugada! Nem olho mais no relogio pra não ficar agoniada! E como se acordar inumeras vezes fosse pouco ele agora deu de não domir facilmente, de as vezes começar a dar risada e querer brincar no meio da madrugada! Ou então encrrenca com o berço e quer domir no meu colo! Ele acorda, chama eu vou lá pego no colo, abraço, beijo, coloco no peito, ele mama e domre, e então assim que me mexo na cadeira para levantar e colocá-lo no berço ele acorda e começa a abrir o berreio, chora, grita, chora, e só para qdo eu novamente me sento e aninho ele em meus braços! É, não é mole não, mas ultimas noites nos meus minutos de sono eu sonho desesperadamente com uma daquelas poltronas massagedoras que reclinam, são super gdes e confortáveis. Daí eu acordo e me satisfaço em me apertar na cadeirinha branca que balança com o pequeno no colo, ou então levo ele pra minha cama mesmo e ficamos os 3 juntinhos, com Lucas folgadão no meio da cama e eu e Gui quase caindo pelas laterais!

Ninguém falou que ia ser fácil, mas eu confesso que não achei que as coisas poderiam ficar complicadas, afinal foi tudo tão intuitivo e tranquilo nos primeiros meses, justamente qdo todos diziam que esses meses eram os mais difíceis.

Daí que meu humor não anda lá essas coisas, e por conta disso a culpa materna está lá nas alturas, afinal nessas ultimas duas semanas  de privação de sono (atual e acumulado dos meses anteriores) já pensei várias vezes em desmamar meu pequeno... Logo eu pensando em desmamar... Eu que tive um sucesso tão gde na amamentação e tenho tb prazer em fazê-la! É, acho que a falta de sono e as mordindas (sim agora ele tem 6 dentinhos e vira e mexe tasca uma mordinha em mim) tem me levado a pensamentos que não achei que teria antes dele completar 1 ano de idade...

Mas ainda não tenho coragem de dar-lhe mamadeira goela abaixo, afinal ele fica tão feliz em mamar, e eu tb sinto um prazer enorme em amamentar, afinal amamentar é muito mais que simplesmente alimenatr, é um ato de amor, um momento só nosso, de uma cumplicidade sem tamanho. Tenho pra mim que é uma fase e que logo passa, assim como tantas outras ja passaram (querer ficar grudado no peito, só querer ficar no colo, fazer a mamãe de chupeta, não querer comer comidinhas sólidas...). Sei  também que uma hora esse "cordão" vai ser cortado, e que a amamentação vai chegar ao fim, assim como as noites sem dormir, mas ainda não é o momento, e com certeza tudo tem seu tempo nessa vida.

O que é necessário é aceitar os momentos da vida e encará-los de peito aberto, afinal qdo nasce um bebê nasce com ele uma mãe que nunca mais vai dormir como antes, pois a gente sempre vai estar  ou acordando por eles ou pensando neles, não importa se eles tenham 9 meses ou 30 anos, certo mãe?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário